
MORFOLOGIA
De movimento solto, elegante e aparência nobre estes cães são realmente os reis da nossa casa. A sua expressão é de extrema importância e é, sem dúvida, um dos destaques no seu estalão, deve ser doce, gentil e (quase) impossível de resistir.
Estes pequenos Spaniels pesam até 8kg e podem medir até 33cm de altura. São cães equilibrados e bem proporcionais. O pêlo deve ser longo (sem exageros) e liso (com ligeira ondulação), deve ser deixado ao natural sem cortes.
Pertencem ao grupo 9, o grupo dos cães de companhia. Existem 4 combinações de cores possíveis: Blenheim, Tricolor, Ruby e Black and Tan.
Aqui poderá ver o estalão completo da raça de acordo com a FCI.
TEMPERAMENTO
Amorosos, doces, alegres e muito dependentes dos seus donos. Amam toda a gente, todos os animais, e portanto, até o ladrão é bem-vindo lá em casa (não são de todo cães de guarda). Ladram pouco e conseguem ser calmos e agitados nas situações certas. Adoram agradar os outros e por isso adoram trabalhar. São excelentes cães de assistência (com crianças, idosos ou pessoas com necessidades).
São inteligentes e muito adaptáveis ao estilo de vida dos seus donos. Se o seu dono ficar o dia todo no sofá é lá que eles estarão, calmos e serenos, mas se o dono decidir ir dar umas corridas também o seguirão com todo o prazer e com toda a energia.
Agressividade, medo e desconfiança são 3 palavras que não fazem parte do seu dicionário.

SAÚDE

GENÉTICO
As nossas linhagens fazem exames genéticos para garantir a ausência a 100% destas patologias em todos os cachorros Herman Perrier. Estes exames são feitos no laboratório LABOKLIN na Alemanha:
- Curly Coat Syndrome (Clique aqui para saber mais sobre esta patologia)
- Dry Eye Syndrome (Clique aqui para saber mais sobre esta patologia)
- Episodic Falling Syndrome (Clique aqui para saber mais sobre esta patologia)

CARDÍACO
Em 2018, o Kennel Club do Reino Unido iniciou o “Kennel Club Heart Scheme for Cavalier King Charles Spaniels”. Este protocolo é o mais recente e é altamente recomendável para todos os criadores de CKCS que tenham o objetivo de diminuir o risco de criar cachorros afetados com a doença degenerativa mixomatosa da válvula mitral, conhecida como Mitral Valve Disease.
Nós seguimos este mesmo protocolo à risca. Todos os nossos cavaliers são avaliados por veterinários cardiologistas regularmente e só são reproduzidos quando considerados aptos para criação pelo cardiologista. Poderás ler mais sobre o protocolo aqui.

LUXAÇÃO DA PATELA
Anualmente, são feitos exame de despite da luxação da patela. Estes exames devem ser feitos ao longo da vida do Cavalier e idealmente antes de cada reprodução.
São exames de extrema importância dada a forte componente genética associada a esta patologia.
Lê mais sobre luxação da patela em Cavaliers, aqui.

OCULAR
Todos os nossos reprodutores fazem exames para despiste de doenças oculares. Algumas doenças mais preocupantes são: cataratas congénitas hereditárias, membrana pupilar persistente, displasia da retina, distrofia da córnea, degenerescência da retina, entropion, ectropion, entre outras.
Podes ler mais sobre o assunto aqui.

SIRINGOMIELIA & MAL FORMAÇÃO DE CHIARI
Os nossos controle dos reprodutores é feito pela observação do plantel e caso algum animal seja sintomático é retirado do programa de reprodução.. Dessa forma, será seguido o protocolo para controlo da doença.
Podes ler mais sobre o assunto aqui.